top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Artrodese de Coluna


Artrodese de coluna é a cirurgia que objetiva formação de osso entre as vértebras no intuito de tirar o movimento entre elas. Existe uma teoria de que o movimento entre duas vértebras que tenha artrose importante ou que tenham um disco “envelhecido” possa ser a causa de dor.


A “instabilidade” entre dois segmentos da coluna também pode ser a causa de dor e aparecimento de contraturas constantes na musculatura. Essa instabilidade ou essa dor que ocorre com a movimentação poderia ser melhorada com a artrodese. No entanto isso nem sempre é verdade e o paciente pode manter a dor nas costas apesar de ter sido submetido a uma artrodese com sucesso. Essa taxa de melhora da dor nas costas com o procedimento é em torno de 80% e seu sucesso está ligado a uma série de fatores.



Veja também:




Primeiro fator: é a indicação da artrodese. Há várias indicações de artrodese e o médico deve ser criterioso ao indicar.

Segundo fator: é a atividade física e preparo físico do paciente. Pacientes que tem bom preparo físico e musculatura forte em geral tem melhor resposta da dor.


Terceiro fator: é o psicológico. Pacientes que tem tendência depressiva, mecanismo de dor exacerbados no sistema nervoso central, tem uma tendência menor de melhora com a artrodese.


A obesidade também é um fator importante na recuperação do paciente e quanto antes o paciente mobilizar-se do leito, retornar a atividades habituais e com cuidados pós cirúrgicos, melhor a recuperação do quadro doloroso. Diabetes Meliltus e tabagismo são extremamente importantes quando vamos submeter um paciente a artrodese e a cessação do tabagismo pelo menos 3 meses antes do procedimento tem alta influencia na formação de osso entre a vértebras.




Veja também:






Como citei acima o importante é a formação de osso entre as vértebras e para tanto há várias técnicas. A técnica mais consagrada é a artrodese com uso de parafusos pediculares. No entanto, o processo de envelhecimento do disco envolve perda da altura do mesmo e, desde estudos do início deste século sobre o balanço do ser humano ao ficar de pé, mostrou o papel importante que a curvatura da coluna lombossacra tem em manter o ser humano em pé, sem dor.



Foi a partir desses estudos que se iniciou o uso de próteses anteriores no intuito de manter ou restaurar a curvatura lombar no nível que havia perdido curvatura. Essa conduta, de restaurar a curvatura no nível onde houve degeneração, além de ter um papel importante no tratamento da dor, tem um papel na diminuição do envelhecimento do nível acima do operado.


É por esse motivo que, ao longo dos anos mudei minha prática cirúrgica para o uso cada vez mais frequente de artrodeses via anterior ou abdominal e lateral ou lombar.

Além disso, essas técnicas permitem o uso de maior quantidade de enxerto ósseo entre as vértebras e diminui a não formação óssea, fato que pode levar a soltura dos parafusos em longo prazo.




Veja também:





Portanto, artrodese da coluna é uma cirurgia que deve ser indicada com muito critério e todos os cuidados devem ser tomados para ocorrer o melhor resultado possível, tanto do ponto de vista de formação óssea, quanto de curvatura adequada da coluna pelos motivos acima explanados.


É importante para tanto que o cirurgião de coluna domine todas as técnicas possíveis de artrodese e saiba explicar para os pacientes os prós e contra de cada técnica.

Leia mais:
















Dr. Eloy Rusafa Neto

Médico neurocirurgião



164 visualizações0 comentário
bottom of page