top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Cirurgia Endoscópica da Coluna: Uma Revolução na Abordagem Minimamente Invasiva



A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica avançada que permite aos cirurgiões acessarem o local da patologia com mínima disrupção dos tecidos circundantes. Esta abordagem é excelente para pacientes qualificados, oferecendo menores taxas de complicações, recuperação mais rápida e redução significativa da dor pós-operatória quando comparada com a cirurgia aberta tradicional.

 

A técnica endoscópica é particularmente útil em uma variedade de condições, incluindo hérnias de disco, estenose espinhal e alguns casos de espondilodisceite ou infecção vertebral. Através de uma pequena incisão, o cirurgião utiliza uma câmera para visualizar e operar diretamente o local afetado, muitas vezes sob anestesia local e sedação.

 

A natureza minimamente invasiva desta cirurgia não só reduz o risco de infecção e sangramento, mas também permite aos pacientes um retorno mais rápido às atividades normais. No entanto, a seleção cuidadosa do paciente e uma compreensão completa da anatomia e patologia são cruciais para o sucesso deste procedimento.

 

A evolução da cirurgia endoscópica da coluna tem sido notável ao longo dos anos. Novas técnicas e tecnologias têm sido desenvolvidas para melhorar ainda mais a precisão e eficácia do procedimento, bem como aplicabilidade em doenças mais complexas como tumores. Alem disso, a navegação assistida por computador e a robótica estão sendo integradas progressivamente à técnica, proporcionando aos cirurgiões uma visão mais detalhada e controle aprimorado durante a cirurgia.

 

Em vários artigos do meu blog explorei a evolução e classificação da cirurgia endoscópica da coluna, discuti os critérios de seleção do paciente e examinei as técnicas endoscópicas que estão no horizonte da assistência à coluna. Nos próximos artigos, analisarei as implicações para o futuro da cirurgia da coluna, incluindo como a tecnologia está moldando o campo e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.


Dr Eloy Rusafa,CRM-SP: 119869Neurocirurgião especialista em coluna pela USP


Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme 200, Cj 601, Paraíso São Paulo- SP Marque sua consulta nos telefones:

(11) 3051-2543 ou pelo WhatsApp: (11) 94120-6103

57 visualizações0 comentário
bottom of page