top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

A Arte e a Ciência por Trás das Indicações Cirúrgicas

Quando os Exames Clínicos Apontam para a indicação cirúrgica

 



A decisão de indicar uma cirurgia é um processo que reside na intersecção da arte e ciência médicas com a ciência diagnóstica. O diagnóstico por imagem desempenha um papel crítico neste processo, fornecendo uma janela para o interior do corpo humano, permitindo que os médicos visualizem anormalidades estruturais e funcionais que podem não ser detectadas por métodos clínicos convencionais.

 

Exames como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias e radiografias são ferramentas indispensáveis no arsenal diagnóstico, oferecendo informações valiosas sobre a extensão de uma doença ou lesão. No entanto, a decisão de seguir para a cirurgia não se baseia apenas nesses resultados. A correlação clínica, que inclui a história detalhada do paciente, o exame físico e a resposta a tratamentos anteriores, é vital.

a interpretação do exame solicitado cabe ao médico que atende o paciente e ao médico radiologista, sendo que muitas vezes o diálogo entre estes pode acrescentar detalhes a interpretação do exame

 

Quando se trata de procedimentos cirúrgicos, a minimização de riscos é uma prioridade. Cada indicação cirúrgica deve ser cuidadosamente ponderada, considerando os benefícios potenciais do procedimento versus os possíveis riscos e complicações. Os avanços na tecnologia de imagem têm permitido uma maior precisão nas indicações cirúrgicas, resultando em melhores desfechos para os pacientes.


Dr Eloy Rusafa,CRM-SP: 119869Neurocirurgião especialista em coluna pela USP


Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme 200, Cj 601, Paraíso São Paulo- SP Marque sua consulta nos telefones:

(11) 3051-2543 ou pelo WhatsApp: (11) 94120-6103

12 visualizações0 comentário
bottom of page