top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Osteofitose: Navegando pela Patologia do "Bico de Papagaio" na Coluna Vertebral



A osteofitose, mais comumente referida como "bico de papagaio" devido à sua aparência nas radiografias, é uma condição que reflete o crescimento ósseo anormal nas margens das articulações vertebrais. Muitas vezes associada à degeneração discal e articular, esta patologia é uma das muitas manifestações da osteoartrite da coluna vertebral e pode ser um sinal de alerta para a progressão da doença degenerativa do disco.

 

Os sintomas da osteofitose podem variar significativamente, desde uma ausência completa de dor até casos de dor crônica severa e restrição de mobilidade. A formação do osteófito em si pode não ser dolorosa, mas a sua presença pode levar a uma compressão das estruturas neurais adjacentes, resultando em radiculopatia ou mielopatia em casos mais graves.

 

A abordagem ao tratamento da osteofitose tende a ser conservadora inicialmente, centrada em estratégias para controle da dor e melhoria da função. A fisioterapia é frequentemente recomendada, juntamente com modificação do estilo de vida e, em alguns casos, medicação anti-inflamatória. A cirurgia pode ser considerada em casos onde há evidência de compressão neural ou quando a dor e incapacidade são refratárias às terapias conservadoras.


Dr Eloy Rusafa,CRM-SP: 119869Neurocirurgião especialista em coluna pela USP


Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme 200, Cj 601, Paraíso São Paulo- SP Marque sua consulta nos telefones:

(11) 3051-2543 ou pelo WhatsApp: (11) 94120-6103

21 visualizações0 comentário
bottom of page