top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Alívio da dor nas costas sem medicamentos

Atualizado: 17 de ago. de 2020


O alívio das dores nas costas sem o uso de medicação normalmente ocorre em casos com dor leve, pois casos em que a dor é moderada ou intensa normalmente requerem a associação de medicações. Medicações são desenvolvidas com muito rigor para que seja feito o uso delas quando necessário.


O importante é que sempre seja um uso orientado pelo médico que assiste o paciente e sempre haja atenção para os efeitos colaterais que podem causar. Quando houver estes efeitos, o médico deve ser prontamente avisado.



Veja também:




Dentre as terapias utilizadas para tratamento da dor que não as medicações posso citar:


- Fisioterapia: há uma variedade grande de modalidades de fisioterapia e cada uma deve ser utilizada em diferentes doenças da coluna vertebral e diferentes etapas do tratamento. É mandatório que haja uma adequação das técnicas de fisio utilizadas com o momento da dor e o momento de tratamento médico da doença em que o paciente está.


- Massagem: pode ser muito útil no tratamento da dor secundária a contratura muscular. Somente lembrando que a contratura muscular pode ser secundária a uma doença da coluna e não somente uma reação ao estresse do dia-a-dia ou ao excesso de peso que o paciente possa ter carregado. Por esse motivo o médico deve ser consultado para exame físico e solicitações de exames que possam esclarecer o diagnóstico.


Leia mais:














Dr. Eloy Rusafa Neto

Médico neurocirurgião


21 visualizações0 comentário
bottom of page