top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Mielopatia cervical e hérnia de disco: Entenda as diferenças!


Se você tem doença cervical degenerativa ou hérnia de disco, esta é a hora de “colocar os pingos nos is”: Existem basicamente 3 tipos de queixas relacionadas a este complexo de doença degenerativas cervical.

  • Cervicalgia ou dor no pescoço.

  • Cervicobraquialgia ou dor no pescoço que vem por membro superior.

  • Mielopatia ou sinais de comprometimento da medula. A medula é a estrutura que fica dentro do arcabouço ósseo e leva os impulsos nervosos do cérebro, passando pela medula até os músculos para dar a ordem dos movimentos, e por outro lado traz a sensibilidade dos órgãos e da pele para o sistema nervoso central aonde eles chegam a consciência.

Cervicalgia:

A Cervicalgia ou dor no pescoço é multifatorial e pode estar relacionada a contratura da musculatura pelo estresse e atividades do dia-a-dia ou postura inadequada do pescoço por longas horas.

Entretanto, o envelhecimento do disco cervical pode levar a formação de osteófitos ou bico de papagaio e tonar a movimentação do pescoço dolorosa. A sobrecarga da articulação ou facetas também pode gerar Cervicobraquialgia: dor no pescoço e hérnia e é importante ser detectada na hora.

A hérnia cervical quando ocorre e comprime um nervo que vai para o braço ou para a mão causa a cervicobraquiagia ou dor no pescoço que vai para o braço. Da mesma maneira que a hérnia lombar à ruptura do ânulo externo e saída do conteúdo gelatinoso ou núcleo pulposo do disco que comprime o nervo que passa atrás do disco. Outra possibilidade é um disco degenerado ou envelhecido gerar a formação de um bico de papagaio que comprime o nervo.

Em 65 a 85% dos casos de hérnia, estes sem mielopatia (que será explicada adiante) tem melhora com tratamento clinico e deve ser orientado pelo médico. Existe a possibilidade de regressão da hérnia que é “atacada” pelo processo inflamatório ou sofre desidratação.

Mielopatia:

Conforme explicado anteriormente, a medula é a estrutura nervosa protegida pelo arcabouço ósseo e que leva os movimentos e traz a sensibilidade de todo corpo.

Quando uma hérnia de disco ou bico de papagaio comprime a medula e compromete sua função: apanhar objetos, andar, elevar as pernas, chamamos este quadro de mielopatia. Esta é subdividida em leve, moderada ou grave. De acordo com a gravidade dos sintomas que pode ser classificada na escala do Japanese Orthopedics Association Modificada ou Nuricla.

Os quadros de compressão cervical com mielopatia são todos de indicação cirúrgica, pois o estudo da história natural da doença demonstrou um agravamento do quadro para casos mais graves de mielopatia em 40% dos casos.

Esta explanação deixa clara a diferença entre as principais síndromes da degeneração ou envelhecimento dos discos cervicais. É sempre importante lembrar que estamos falando de uma doença do envelhecimento, e apesar do tratamento, cirúrgico ou não, esta pode continuar sua evolução em discos não tratados.

Fundamental é consultar o especialista para fazer o julgamento adequado do quadro e indicar o tratamento correto. Agende sua consulta!

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​​​
​​
Atendimento de todos os planos de saúde por reembolso. Agende uma Consulta.
824 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page