top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Estenose do Canal Lombar


A estenose ou estreitamento do canal por onde passam os nervos, ocorre de duas maneiras que podem ser concomitantes: Congenita ou aquela em que o indivíduo nasce com ela e, Adquirida, que ocorre com o envelhecimento da coluna.

Estenose do Canal Lombar

Neste processo de envelhecimento, a inflamação crônica, aumento das articulações e aparecimento de Osteófitos ou Bico de Papagaio, levam a diminuição do espaço por onde os nervos correm entre as vértebras, e consequentemente, compressão destes nervos.

Esta compressão leva a dor nas costas e nos membros inferiores, principalmente quando o indivíduo anda ou fica em pé. O ato de curvar-se para frente, sentar-se ou deitar-se pode melhorar a dor.

Além de dor, ao longo do tempo ou de maneira aguda, estes pacientes podem desenvolver fraqueza muscular, parestesias ou a sensação de formigamento em membros inferiores, ou diminuição da sensibilidade.

O diagnostico da Estenose de Canal Lombar é realizado com historia clínica, exame físico e analise adequada da imagem, sendo a ressonância magnética, o exame mais adequado. A RM revela a relação das estruturas ósseas e neurais.

A estenose de canal lombar em geral, determina uma limitação importante da qualidade de vida. Há trabalhos clínicos consagrados na literatura, publicados em revistas de renome, como o New England Journal Of Medicine, que demonstram um resultado positivo, com alivio intenso da dor pelo tratamento cirúrgico.

Esta é a doença da coluna que, classicamente, tem excelentes resultados cirúrgicos e a descompressão do canal, com ou sem instrumentação (depende da presença de instabilidade entre as vértebras, do grau de lordose lombar, da altura discal e da presença de dor lombar de longa data) é em geral, o tratamento de escolha.

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​​​​ ​​

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page