top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Esperança de novo tratamento para a doença de Huntington


Pesquisadores do Instituto Karolinska na Suécia e da Universidade do Sul da Dinamarca conseguiram produzir análogos de DNA sintéticos curtos - oligonucleótidos - que se ligam diretamente ao gene que está mutado na doença de Huntington e impedem a produção de uma proteína que danifica as células nervosas. A descoberta, publicada na revista Nucleic Acids Research, abre o caminho para novas abordagens para o tratamento da doença neurodegenerativa atualmente intratável e mortal.

A doença de Huntington é uma devastadora condição hereditária que produz uma combinação de sintomas neurológicos, motores, cognitivos e psiquiátricos. É causada pela repetição múltipla no genoma de uma sequência de DNA específica (CAG / CTG) no gene HTT, que codifica uma proteína chamada huntingtina. A proteína e o RNA mensageiro (ARNm) formados pelo gene mutado danificam as células nervosas do cérebro e as fazem degradar.

Tratamentos atuais apenas aliviar os sintomas, como não há nenhuma maneira de parar a progressão da doença. No entanto, os pesquisadores estão olhando para um processo chamado terapia antessentido, em que curto análogos de DNA sintético - oligonucleótidos - ligar e inativar mRNA para evitar que a formação de proteínas nocivas.

"Levamos este passo adiante e criamos oligonucleótidos que se ligam diretamente à sequência de DNA danificada e bloqueiam a produção de mRNA e proteína", diz Edvard Smith, médico sênior e professor do Departamento de Medicina de Laboratório do Instituto Karolinska. "Muitos pensaram que era muito difícil atingir o ADN de cadeia dupla, mas temos demonstrado que ele realmente funciona."

Os oligonucleótidos curtos compreendem uma combinação de ADN e LNA (ácido nucleico bloqueado) e ligam-se à sequência CTG repetida no gene HTT. Quando os pesquisadores os entregaram em linhagens celulares de pacientes com doença de Huntington, observaram uma redução substancial na produção de mRNA e proteína. O próximo passo será testar o método em camundongos.

"Estamos bastante confiantes de que isso também funcionará desde que nossos oligonucleotídeos foram retomados espontaneamente pelas células", diz Smith. "A ideia é administrá-los no líquido cefalorraquidiano."

Terapia antessentido não é em si um método novo ou não testado. Os primeiros fármacos baseados em oligonucleótidos foram aprovados em 1998 para o tratamento da infecção por citomegalovírus e, recentemente, em dezembro de 2016, foi aprovado um outro nos EUA para atrofia muscular espinhal.

355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page