Neurinoma do Acústico: Causas e Sintomas

Neurinoma acústico é um tumor raro, não canceroso (benigno) e geralmente de crescimento lento que se desenvolve no nervo principal que leva de seu ouvido interno ao seu cérebro. Porque os ramos deste nervo influenciam diretamente seu contrapeso e audição, a pressão de um neuroma acústico pode causar a perda de audição, ruído em sua orelha e instabilidade.

Também conhecido como schwannoma vestibular, neuroma acústico geralmente cresce lentamente ou não em todos. No entanto, em alguns casos, ele pode crescer rapidamente e tornar-se grande o suficiente para pressionar contra o cérebro e interferir com funções vitais.

Os tratamentos para o neuroma acústico incluem monitorização regular, radiação e remoção cirúrgica.

Sintomas

Os sinais e sintomas do neuroma acústico desenvolvem-se a partir de efeitos diretos no nervo principal ou do tumor pressionando nervos adjacentes, vasos sanguíneos próximos ou nas estruturas cerebrais.

À medida que o tumor cresce, pode ser mais provável causar sinais e sintomas, embora o tamanho do tumor nem sempre determina os efeitos. É possível que um pequeno tumor cause sinais e sintomas significativos.

Você pode sentir sinais e sintomas tais como:

• Perda auditiva, geralmente gradual - embora em alguns casos súbita - e que ocorre em apenas um lado ou mais pronunciado em um lado;

• Soar (zumbido) na orelha afetada;

• Instabilidade, perda de equilíbrio;

• Tonturas (vertigem);

• Entorpecimento facial e muito raramente, fraqueza.

Em casos raros, um Neurinoma do acústico pode crescer o suficiente para comprimir o tronco encefálico e ameaçar sua vida.

Quando consultar o seu médico

Consulte o seu médico se você notar perda auditiva em uma orelha, zumbido no ouvido ou problemas de equilíbrio. O diagnóstico precoce de um neuroma acústico pode ajudar a evitar que o tumor cresça o suficiente para causar consequências graves, como perda auditiva total ou acumulação de líquido no crânio com risco de vida.

Causas

A causa dos neuromas acústicos - tumores nos principais nervos de equilíbrio que levam da orelha interna ao cérebro (oitavo nervo craniano) - parece ser um gene com defeito no cromossomo 22. Normalmente, esse gene produz uma proteína que ajuda a controlar o crescimento de Células Schwann que cobrem os nervos. O que gera o mau funcionamento deste gene não é claro, e atualmente não existem fatores de risco conhecidos para a obtenção de um neuroma acústico.

Os cientistas sabem que o gene defeituoso é hereditário na neurofibromatose tipo 2, uma doença rara que geralmente envolve o crescimento de tumores em equilíbrio nervoso em ambos os lados da cabeça (schwannomas vestibulares bilaterais).

Complicações

Um neuroma acústico pode causar uma variedade de complicações permanentes, incluindo:

• Perda de audição

• Entorpecimento e fraqueza faciais

• Dificuldades com o equilíbrio

• Zumbido no ouvido

Tumores grandes podem pressionar o tronco cerebral, impedindo o fluxo normal de fluido entre o cérebro e a medula espinhal (líquido cefalorraquidiano). Neste caso, o líquido pode acumular-se em sua cabeça (hidrocefalia), aumentando a pressão dentro do seu crânio.

2.809 visualizações0 comentário