• Dr. Eloy Rusafa

Escoliose e o Crescimento


As deformidades na criança, geralmente, não são evidentes ao nascimento e é importante notar que a progressão da escoliose ocorre nos dois períodos de crescimento mais rápido:

•Entre o primeiro e terceiro ano de vida;

•Durante o estirão da adolescência.

Por isso, é importante os pais terem consciência de que estas são fases criticas em que o paciente deve ser observado de perto com controle clínico e radiológico.

•As meninas adolescentes que começam a desenvolver pelos púbicos e proeminências mamárias (ainda sem menstruação) estão em geral no início do estirão, ou seja, fase de crescimento acelerado. Após a primeira menstruação, o estirão em geral, dura de 1 ano e meio a 2 anos e neste período há maior potencial de crescimento da curva, agravamento da escoliose.

•Já nos meninos, o aparecimento de pelos púbicos ocorre em torno de 13 anos, iniciando a fase do estirão e pode ocorrer até os 18 anos de idade. Este é o período com maior potencial de progressão da curva.

Controle da doença

Neste período pode ser feito o controle radiológico, ou com raio x, e é feito em duas regiões do corpo:

• Raio-X da mão e punho não dominantes: aplicada a escala de Greulich e Pyle na qual se observa a ossificação das epífises, ou pontas dos ossos dos dedos. Estas se fecham na direção das pontas dos dedos para os punhos.

​​

• Raio-X da bacia: neste exame é observada uma linha de ossificação que ocorre logo acima da bacia, de fora para dentro, dos dois lados, chamada linha de Risser. Dividida numa escala de 1 a 5, aumenta com a progressão da ossificação.

A fase de crescimento em que se encontra o paciente com escoliose e o grau da curva são fundamentais para definir o tratamento adequado.

Não se esqueça, o processo de crescimento do adolescente é crítico no desenvolvimento e agravamento da doença. Quanto mais tardio seu diagnóstico, menores são as chances de correção sem intervenção cirúrgica!

Atendimento de todos os planos de saúde por reembolso.

Agende uma Consulta

Dr. Eloy Rusafa

Neurocirurgião Especialista em Coluna

Instituto Neurospine

Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728

Site: www.dreloyrusafa.com

#Escoliosedoadolescente #Escoliose

591 visualizações

Horário de Atendimento:

De Segunda a Sexta-feira

das 08:30 às 17:30hs

(11) 3051 2543

(11) 94120-6103

Localização:

R. Desembargador Eliseu Guilherme, 200

Cj. 601/603 - Edifício Paese Salsano - Paraíso - São Paulo  SP - CEP: 04004-030

Dr. Eloy Rusafa -  Todos os direitos reservados. © 2016