top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Futura cura do câncer?


Futura cura do câncer?

Colocar o paciente em hibernação pode parar a propagação da doença. O câncer poderia ser combatido de forma mais eficaz, colocando os pacientes em um estado de torpor semelhante ao de um urso em hibernação, afirmou um importante cientista.

O crescimento do tumor diminuiria lentamente ou cessaria enquanto as células saudáveis ​​do corpo tornam-se mais resistentes à radiação, diz o físico Marco Durante, do Instituto Trento, na Itália.

Como resultado, doses maiores de radioterapia poderiam ser administrada em segurança matando o câncer. A ideia radical segue anos de pesquisa em animais que hibernam, e relatórios sobre povos que foram mergulhados no congelamento profundo e sobreviveram.

Durante a hibernação, uma forma de sono profundo, a temperatura fria torna as funções do corpo lentas, como coração e taxa de respiração, metabolismo e absorção de oxigênio todos lentos.

No nível molecular, também, a atividade genética e a síntese proteica são reduzidas a um ritmo de rastreamento.

Todos esses efeitos podem ter grandes implicações no tratamento do câncer, diz Prof. Durante, um especialista altamente respeitado no campo da radiobiologia.

Falando na Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) reunião anual em Boston, ele disse: "Se você pode fazê-lo, você pode tomar (avançado) cancros que estão em quarto estágio.

"Cerca de 50% dos pacientes de câncer têm câncer avançado, por isso é um grande número. Todos nós conhecemos alguém afetado desta forma. E não há nada que podemos fazer com eles. Têm metástases múltiplas (espalhando tumores) no corpo.

"Você não pode tratar todas as metástases - você não pode usar a cirurgia em todos os lugares para remover o câncer ou fazer radiação em todas as partes afetadas do corpo ou você vai matar os pacientes que tentam destruir o câncer.

"Mas se você pudesse colocar o paciente em torpor sintético você poderia parar o câncer crescendo, isso lhe dá mais tempo.

"Você também aumenta a radio-resistência, então você pode tratar todas as metástases diferentes sem matar o paciente, você acorda os pacientes e eles estão curados - essa é a nossa ambição".

Atualmente, não é tecnicamente possível hibernar um ser humano de forma segura e controlada, mas tal objetivo poderia ser alcançado dentro de 10 anos, acredita o Prof. Durante.

O torpor sintético foi induzido nos ratos, que ao contrário dos ratos não hibernante naturalmente, manipulando uma parte específica do cérebro, disse.

Ele acrescentou: "Agora é entendido como ele funciona, estou confiante de que será capaz de desenvolver medicamentos que podem induzir este torpor. Então nós abaixaremos a temperatura do corpo a 13C-15C.

"Estamos com o objetivo de pelo menos uma semana, que nos dá tempo para oferecer todos os tratamentos necessários para tornar a pessoa livre de câncer". A temperatura normal do corpo é 37C.

Há casos relatados de pessoas que experimentam temperaturas muito mais baixas por períodos significativos de tempo sem vir a se prejudicar.

A radiologista sueca Anna Bagenholm caiu em um buraco no gelo, onde permaneceu por mais de uma hora, enquanto sua temperatura corporal caiu para 13,7C, a mais baixa já registrada em um ser vivo.

Apesar de uma pequena quantidade de lesão no nervo, ela fez uma recuperação completa e voltou ao trabalho.

Outro caso envolveu Erika Nordby, uma canadense de 13 meses de idade, que passou por sua casa usando apenas uma fralda em condições abaixo de zero. Quando ela foi encontrada a temperatura fora foi menor de 24C e ela foi considerada clinicamente morta. Ela não tinha batimentos cardíacos recordáveis.

Depois de ser colocada sob um cobertor de aquecimento, ela voltou ao normal, sem sinais de danos sérios. Seu médico sugeriu que ela pode ter estado em estado de hibernação.

"Os efeitos de uma técnica como a indução de hibernação nos cânceres são difíceis de prever: eles podem ajudar ou dificultar os tratamentos que usamos. Nós veremos algumas experiências cuidadosas em modelos de laboratório antes que possamos dizer se isso seria seguro ou eficaz para as pessoas ".

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page