top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Obesidade e doença degenerativa do disco.


Obesidade e doença degenerativa do disco.

A doença degenerativa do disco (DDD), que pode afetar qualquer um de nós enquanto nós envelhecemos, pode ser especialmente problemática para as pessoas que são sedentárias. Para entender o porquê, dê um passo para trás e pense sobre a estrutura e a função de sua coluna vertebral.

Sua coluna vertebral é feita para ajudar a carregar o peso do seu corpo. Ela foi projetada para manter seu peso equilibrado e uniformemente distribuído. Por exemplo, suas vértebras vão do menor ao maior: pequenas no pescoço (coluna cervical) e maiores na parte baixa das costas (coluna lombar). Elas aumentam de tamanho porque as partes inferiores da coluna têm de suportar o maior peso e, portanto, precisam ter as maiores vértebras.

Seus discos intervertebrais - as almofadas entre as vértebras - também aumentam de tamanho. Eles são mais espessos na coluna lombar, porque eles precisam absorver e adaptar-se ao maior peso.

A espinha tem um projeto tão intrincado, um que depende de todas as partes que trabalham como deveriam. No entanto, na doença degenerativa do disco, partes da sua coluna podem perder a sua capacidade de funcionar adequadamente. Os discos intervertebrais tornam-se gradualmente menos capazes de absorver e amortecer seus movimentos. As articulações, tais como as articulações das facetas, podem então mudar à medida que reagem às mudanças no disco. Eles não podem se mover tão facilmente, tornando mais difícil para o seu corpo para transportar e distribuir peso.

Peso extra coloca tensão extra na coluna vertebral. Se você tem DDD e está com sobrepeso, então você está estressando e esticando suas vértebras e discos ainda mais. O peso extra poderia até acelerar os processos degenerativos porque as partes da coluna terão que trabalhar mais para carregar o peso extra - e quanto mais difícil elas trabalham, mais rápido elas podem desgastar (degenerar).

5 Tratamentos para a Doença Degenerativa do Disco

Um diagnóstico de doença degenerativa do disco pode ser apenas a motivação que você precisa para perder peso extra, tornar-se mais fisicamente ativo, parar de fumar e ou fazer outras mudanças de estilo de vida para beneficiar sua coluna e saúde em geral. Procure um médico para ajudar a reduzir seu peso corporal e melhorar sua saúde geral.

Sintomas da Doença Degenerativa do Disco

A doença degenerativa do disco (DDD) pode afetar qualquer parte da coluna vertebral, mas ela mais comumente afeta a parte inferior das costas (coluna lombar) ou pescoço (coluna cervical). Onde você tem dor vai depender de qual região de sua coluna tem a degeneração do disco.

Saiba mais sobre Dor Lombar Crônica e Dor Cervical.

Você pode sentir dor no local do disco danificado - em sua parte inferior das costas, por exemplo.

No entanto, a dor também pode irradiar (ou viajar) para outra parte do seu corpo. Os nervos que se ramificam em sua coluna viajam para várias partes do seu corpo, por isso, se o disco degenerado pressionar um nervo em sua região lombar - um nervo que está se dirigindo para suas pernas - você também pode sentir dor em sua perna. A mensagem da dor "viajará", e isso é chamado de Radiculopatia.

Entenda mais sobre Origem da Dor

Geralmente, as pessoas com doença degenerativa do disco têm dor crônica nas costas. Às vezes, contudo, a dor pode aumentar - isso é chamado de episódio agudo. O principal sintoma, porém, é a dor, então você deve prestar atenção a ela e o que a torna melhor ou pior.

Com a doença degenerativa do disco, você pode notar padrões de dor, tais como:

  • Mais dor ao sentar-se por muito tempo, dobrando, levantando ou virando-se

  • Menos dor ao andar ou correr

  • Menos dor se você mudar de posição com frequência

  • Menos dor quando você se deita

É importante tratar suas costas corretamente. Procure um médico se sua dor persistir - e procure atenção imediata se tiver algum dos sinais listados abaixo.

Sinais de aviso que você precisa de ajuda imediata para doença degenerativa do disco

  • A dor está piorando

  • Dificuldade de andar

  • Fraqueza nas pernas, dor, dormência ou formigamento

  • Perda do controle do intestino ou da bexiga

Se tiver algum destes sinais, consulte um médico especialista em coluna.

417 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page