top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Dor de Cabeça Relacionada a Coluna


Dor de Cabeça Relacionada a Coluna

Sintomas

Também chamada de cefaleia cervicogênica, a dor de cabeça relacionada a coluna, é aquela dor que ocorre na cabeça, porém referida como tendo origem na coluna cervical, na parte de trás. Esta dor de cabeça é tipicamente crônica, ou seja, de duração prolongada, e ocorre de um lado só da cabeça e causada por alteração musculares do pescoço, como contraturas.

Os três primeiros nervos que saem da coluna cervical têm natureza especialmente sensitiva e se juntam ao nervo que dá a sensibilidade da face, motivo pelo qual acredita-se que esta cefaleia seja concomitante a dor de um lado da cabeça e do rosto.

Geralmente, a cefaleia é piorada com a movimentação do pescoço e posturas anormais, além de ocorrer quando pressionamos a região mais de cima do pescoço próximo a cabeça. Também ocorre restrição na movimentação do pescoço, com a dor podendo irradiar-se para pescoço ipsilateral, ombros e braço.

A dor de cabeça relacionada a coluna é extremamente frequente e estima-se que afete até 17,8% das pessoas que sofrem com dor de cabeça.

Diagnóstico

O diagnóstico da dor de cabeça relacionada a coluna é clínico, com história, exame físico e manobras específicas para verificar movimentação do pescoço e/ou através de bloqueios na coluna cervical em que é realizada introdução de agulhas nas articulações da coluna guiado por radioscopia e injetada medicação que diminui ou bloqueia a sensibilidade das articulações. O completo alivio da dor com a injeção de anestésicos confirma a coluna como origem da dor.

Esse tipo de dor de cabeça pode ocorrer por alterações na movimentação ou doenças nas vértebras cervicais e seus sintomas frequentemente se sobrepõem aos sintomas de enxaqueca e cefaleia tensional (tipos de cefaleia primária) e são um diagnóstico diferencial, preferencialmente deste último tipo de cefaleia que apresenta características muito semelhantes, porém não é acompanhada de alterações na coluna cervical.

Qualquer doença na coluna cervical pode originar esta dor pelo mecanismo já descrito acima, desde a simples artrose nas articulações que gera a dor articular ou facetaria tratada com fisioterapia, infiltração e Rizotomia conforme comentado em outros textos neste site.

No tratamento desta dor de cabeça com origem na coluna, podem ser utilizadas medicações como anti-inflamatórios, analgésicos opióides, relaxantes musculares, manipulação por fisioterapeuta, estimulação transcutânea (TENS) ou mesmo toxina botulínica.

É importante ressaltar que sempre o paciente com cefaleia deve consultar o médico para ser feito o diagnóstico diferencial da causa da sua dor. O especialista fará a investigação apropriada para diferenciar clinicamente o tipo de dor e identificar a possível gênese do problema com exames de imagem ou procedimentos que permitem o tratamento e o diagnóstico.

Marque uma consulta com nossos especialistas em coluna Dr. Eloy Rusafa (Neurocirurgião Especialista em Coluna Vertebral) e Cefaleia com Dra. Elaine Cristina Lima (Especialista em Neurologia Clínica).

1.287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page