top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Lombalgia: A maior causadora de incapacidade


A dor lombar ou lombalgia, é uma dor que ocorre na parte mais de baixo (inferior) das costas, entre a parte final das costelas e a bacia e pode ser dividida em aguda e crônica.

Lombalgia: A maior causadora de incapacidade

A DOR AGUDA, é aquela que ocorre com duração menor que 3 meses e a CRONICA, é a dor que persiste por um período maior que 3 meses, sendo a maior causa de incapacidade e prejuízo econômico por causar faltas ao trabalho e na última década, o crescimento da sua incidência tem sido exponencial.

O envelhecimento da população e fatores associados como o estresse, depressão e ansiedade, tem influência direta nesse aumento. A questão que se levanta mediante a tamanho problema é, qual o fator causador da dor?

Assista ao vídeo: Dor na Coluna: Fatores Externos

Dentre as várias estruturas que estão presentes na região lombar, identificar o gerador da dor tem fundamental importância, pois o diagnóstico incorreto, pode gerar um tratamento para o alvo errado e, a ideia de que 80 a 90% dos casos de dor lombar não tem causa definida, vem sendo perpetuado de maneira errada, e na maioria das vezes, a dor lombar tem uma origem bem definida, sendo o diagnóstico, o diferencial para o tratamento adequado ser realizado.

Perpetuação dos caminhos da Dor

As perpetuações dos caminhos da dor no cérebro, ou sensibilidade central, se deve ao aparecimento de problemas psicossociais, aumento de estresse e piora do sono. Apesar de haver caminhos descobertos para a sensibilização central, e esta ser a principal responsável pela dor crônica, seu tratamento é difícil, sendo fundamental utilizar se de abordagem multidisciplinar nestes casos.

As alterações posturais e mecânicas têm papel fundamental na perpetuação da inflamação de articulações, músculos faciais e estruturas ricamente inervadas, ou que levam a perpetuação da sensibilidade periférica e central da dor.

Tipos de dor na coluna e suas origens

Entre os tipos de Dor Lombar, temos:

  • Dor lombar pura: o próprio nome já explica;

  • Dor lombar referida – aquela que vai até a coxa posterior ou anterior;

  • Dor radicular – aquela de passa do joelho respeitando o trajeto de uma raiz

  • Radiculopatia – ocorre quando a compressão da raiz causa comprometimento da condução neuronal, com alteração sensitiva importante, motora ou autonômica.

Entre as possíveis origens da dor:

  • Origem Muscular: tensão e espasmos musculares estão entre os principais causadores da dor lombar, entretanto elas podem ser apenas uma sinal de uma doença subjacente.

  • Origem Radicular: é a a dor que ocorre por compressão de uma raiz por qualquer causa, sendo a mais comum, aquela que ocorre por conta da hérnia de disco. Ela pode ser concomitante a dor lombar na maioria das vezes, ou ser apenas no membro inferior, no trajeto da raiz em que a hérnia ocorre.

  • Síndrome de dor Facetária: dor com origem nas articulações entre as vértebras.

  • Dor na articulação Sacro-Ilíaca: é a dor que geralmente piora quando o paciente senta-se ou muda de posição e tem sua origem na articulação entre o sacro e o ilíaco.

  • Dor da Estenose Lombar: é aquela que ocorre por estreitamento dos nervos que saem da coluna devido ao envelhecimento desta.

Entenda mais em: O que é Lombalgia

O tratamento de cada uma desta condições depende da identificação do local de origem da dor e será tratado em posts específicos de cada doença. É fundamental consultar um especialista médico no assunto para fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento.

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​​​ ​​ ​​

497 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page