top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Cirurgia de escoliose: Pré-operatório, Pós-operatório e Recuperação


Se você tem indicação cirúrgica a primeira coisa que se pergunta é:

  • Quais dificuldades eu vou enfrentar?

  • Que benefícios vou ter?

  • Devo fazer algo no pré-operatório para as coisas transcorrerem da melhor maneira possível?

  • Terei dor no pós-operatório?

  • Quais são os riscos da cirurgia?

  • Em quanto tempo vou andar? Voltar as minhas atividades normais? Subir escadas? (Afinal, eu moro em um sobrado, devo dormir no andar de baixo?)

  • Para responder estas perguntas tudo o que foi colocado nos posts anteriores é muito importante.

Cirurgia de escoliose: Pré-operatório, Pós-operatório e Recuperação

No pós-operatório da cirurgia de escoliose, o acompanhamento multidisciplinar é fundamental. Apesar da fisioterapia não ter impacto na progressão da curva, a preparação dos músculos, os exercícios respiratórios, a melhora da consciência corporal é fundamental antes da cirurgia de escoliose para que o paciente tenha um pós-operatório mais tranquilo.

Um paciente bem alimentado, com nutrição adequada tem melhor cicatrização, menor taxa de infecção.

Leia também sobre os Tipos de Escoliose

Saiba mais sobre os Tipos de Cirurgia de Escoliose

A fisioterapia precoce no pós-operatório da cirurgia de escoliose é fundamental, pois dá segurança para o paciente sentar-se, andar, subir escadas o mais precoce possível, tudo isso com ajuda de um profissional preparado para detectar disfuncionalidades que o paciente possa ter. O diálogo com toda equipe é fundamental no benefício destes pacientes.

A monitorização neurofisiológica é fundamental (São colocadas agulhas por todo o corpo que captam os estímulos nervosos e há um médico na sala especializado nisso e vendo toda hora os estímulos). A colocação dos parafusos e correção da curva deve ser feita com todo cuidado e realização do máximo de recursos disponível (radioscopia, O-arm) para que não haja complicações graves como perda dos movimentos ou sangramentos importantes.

O pós-operatório da cirurgia de escoliose é doloroso e é muito importante fazer o uso adequado de analgésicos, como indicado pelo médico, mesmo que esteja sem dor ou esta esteja diminuindo. Em geral há uma melhora da dor em 3 a 4 semanas e neste período é importante evitar esforços e carregar peso. A fisioterapia está indicada e é fundamental para evitar dores miofasciais e encurtamentos musculares.

O benefício estético da cirurgia de escoliose é inegável e notado de imediato após a cirurgia se houver uma boa correção da curva. Os sistemas de correção da curva disponíveis atualmente permitem poderosa correção e eu uso os sistemas de correção que estou mais habituado. Na grande maioria das vezes peço que os meus pacientes andem logo no primeiro ou segundo dia após a cirurgia. Isto ajuda a evitar trombose nas pernas e diminui a possibilidade de encurtamentos musculares, melhorando assim a dor pós-operatória.

Subir escadas? Quando posso? Em geral libero meus pacientes para subir escadas em 3 a 4 semanas, entretanto não há literatura medica sobre isso e, se o paciente se sentir confortável, não há problema em realizar isso poucas vezes no dia antes desse período.

É importante ressaltar que, devido à grande variação que existe da doença e consequentemente diferentes extensões de fixação na cirurgia, o pós-operatório pode ser mais ou menos doloroso e é muito importante analisar cada caso.

Procure experiência, procure um bom especialista em coluna.

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​

Atendimento de todos os planos de saúde por reembolso. Agende uma Consulta.

12.392 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page