• eloyrusafa

Tumores na Coluna Vertebral

Os tumores na coluna vertebral podem estar localizados nas vértebras, ao redor dos nervos e medula ou mesmo dentro da medula. Cada localização citada é associada a um tipo específico de tumor e o tratamento é diferente em cada um dos tumores.

O sintoma principal é dor nas costas, que muitas vezes decorre do comprometimento da estrutura da vértebra ou compressão de estruturas nervosas. No entanto, sintomas como perda de força em qualquer segmento do corpo, formigamento ou perda da sensibilidade também são frequentes e qualquer destes sintomas deve motivar a consulta com um neurocirurgião.

Os tumores mais frequentes na vértebra são as metástases de tumores provenientes de outros locais do corpo como pulmão, mama, melanoma, tireóide e as vezes representam a primeira manifestação de um tumor como esses. O tratamento destes tumores tem por sua base a radioterapia, no entanto, há várias situações onde a estabilização da coluna e a descompressão dos nervos é necessária. Para tanto, os estudos validaram e criaram várias classificações e escalas que guiam o tratamento das metástases vertebrais como a escala SINS para avaliar quando pode haver necessidade de cirurgia por instabilidade, a escala NOMS que auxília na decisão de qual melhor tratamento para o paciente. Esta escala considera o neurológico (N), o tratamento oncológico (O), o comprometimento mecânico (M) da estrutura da coluna e o componente sistêmico (S).

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A artrite reumatóide (AR) é uma doença auto-imune, ou seja, o próprio sistema imune atacando o organismo, em que as articulações sinoviais do corpo sofrem inflamação importante por este processo. As p