• eloyrusafa

Formigamento nas pernas e dor na coluna

Atualizado: 15 de ago.

Você sabia que há várias causas de formigamento nas pernas? São elas:

- Hérnia de disco na coluna - normalmente esta é acompanhada de dor na região lombar e o formigamento e dor acontecem como um fio que desce da região da coluna e pode ir até os pés, normalmente de um dos lados apenas, podendo no entanto ocorrer em ambos os membros inferiores. Da coluna saem todos os nervos que vão para a região genital e para os membros inferiores e tal dor ocorre porque estes nervos são comprimidos por uma estrutura na coluna, geralmente o disco

- diabetes mellitus com lesão dos nervos mais perto das mãos e pés - normalmente o diabetes crônico, de longa data pode levar a lesão dos nervos nas pernas e braços. A sensibilidade normalmente é comprometida como se o paciente estivesse com botas ou luvas e tal quadro é chamado de polineuropatia diabética ou multineuropatia.

- os problemas nas articulações dos quadris (junção do osso da bacia com o fêmur/ coxa) também podem levar ao dor na coluna lombar e contração importante dos músculos dos glúteos/ nádegas. Em baixo destes músculos localiza-se o nervo que vai para perna chamado ciático. Quando comprimido, este nervo pode levar ao formigamento dos membros inferiores, como a dor da hérnia de disco.

- infecções do nervo por vírus também podem causar dor na região lombar com formigamento das pernas

- tumores - o crescimento de alguns tumores na região dos nervos também pode se manifestar com dor nas costas e formigamento, especialmente quando este tumor comprime a raiz que sai da coluna e vai para perna.

Por estes motivos é muito importante consultar um neurocirurgião especialista em coluna quando você apresentar este sintoma.


Dr Eloy Rusafa, CRM-SP: 119869 Neurocirurgião especialista em coluna pela USP Agende sua consulta online! Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme 200, Cj 601, Paraíso São Paulo- SP Marque sua consulta nos telefones: (11) 3051-2543 ou pelo WhatsApp: (11) 94120-6103

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo