top of page
  • Foto do escritoreloyrusafa

Estenose do canal lombar e descompressão do recesso lateral lombar por endoscopia interlaminar IELR

Atualizado: 13 de dez. de 2021



A degeneração dos discos na coluna lombar, hipertrofia das articulações e ligamentos causada pelo envelhecimento leva ao estreitamento dos nervos dentro do canal. Os sintomas característicos disso são as dores nos membros inferiores quando o paciente anda, quadro que tem alta incidência na população acima de 65 anos (19 a 47% no estudo populacional de Framingham) e é a indicação mais comum de cirurgia lombar nesta faixa etária, com resultados excelente e que de fato melhoram a qualidade de vida do idoso. Tirar a dor do paciente e devolver sua capacidade de andar é algo que de fato não tem preço.

O canal espinhal lombar tem duas regiões basicamente: a região central onde fica todo o saco dural e a região por onde passam as raízes nervosas. A estenose pode ocorrer em amabas as regiões. A região por onde passam as raízes nervosas ainda podem ser divididas em: recesso lateral, região foraminal e região extra-foraminal. O recesso lateral começa exatamente na altura onde localiza-se o disco que coincide com o ombro da raiz, abaixo do processo articular superior ( a articulação entre duas vértebras ocorre de ambos os lados e é formado pelo processo articular superior e inferior).

A área alvo na descompressão do recesso lateral é a borda infero-medial da lâmina cranial e o principal marco anatômico é a inserção do ligamento amarelo na lâmina. Um endoscópio com canal de trabalho com diâmetro de 4,7 mm é recomendado, no entanto se a distância entre os processos espinhosos e a faceta for > 14 mm, um endoscópio próprio para descompressão pode ser utilizado.

A introdução do canal de trabalho é realizada como no acesso interlaminar e é realizada a laminotomia e ressecção da porção medial do processo articular inferior (IAP). Após é realizada a brocagem do porção medial do processo articular superior (SAP), seguido da remoção do ligamento amarelo e ressecção da porção medial da SAP e mobilização da raiz transversa.

Os pontos superior e inferior para descompressão adequada são: Ponta superior do processo articular superior e porção média do pedículo inferior.


Dr Eloy Rusafa, CRM-SP: 119869 Neurocirurgião especialista em coluna pela USP Agende sua consulta online! Endereço: Rua Desembargador Eliseu Guilherme 200, Cj 601, Paraíso São Paulo- SP Marque sua consulta nos telefones: (11) 3051-2543 ou pelo WhatsApp: (11) 94120-6103


291 visualizações0 comentário
bottom of page