• Dr. Eloy Rusafa

Como saber se tenho hérnia de disco cervical e quando é preciso operar

Atualizado: Ago 17


Para saber se há hérnia de disco cervical deve-se investigar a coluna com ressonância magnética e tomografia de coluna cervical. Esta último vê melhor as estruturas ósseas e portanto identifica doenças específicas da cervical como ossificação de ligamentos e hérnias calcificadas.



Veja também:

Entendendo a Hérnia de Disco





A doença cervical do envelhecimento ou degenerativa é dividida em 3 síndromes: dor apenas no pescoço ou cervicalgia, dor no pescoço que vai pro braço ou cervicobraquialgia e compressão da medula espinhal pelos bicos de papagaio ou ossificações com comprometimento de sua função e reflexos exaltados e dificuldade de movimentação dos 4 membros.


A avaliação das imagens em conjunto com o quadro clínico do paciente é fundamental para indicação de cirurgia. Assim sendo a presença de compressão da medula com quadro clínico de mielopatia avaliada pelo médico é sempre indicação de cirurgia.



Veja também:

Obesidade e doença degenerativa do disco.




A presença de cervicobraquialgia no entanto depende especificamente do tempo de tratamento clínico do paciente e a literatura cita em torno de 3 meses de tratamento clínico com dor intensa apesar das medicações para indicação de cirurgia. A alteração no exame de eletroneuromiografia é um dado importante para considerar cirurgia nestes pacientes.


Em pacientes apenas com dor cervical deve-se ter um cuidado redobrado para identificar uma compressão radicular como causadora do sintoma, pois é difícil detectar na eletroneuromiografia e a variabilidade grande de saída das raízes cervicais no inervação do membro superior pode mascarar um quadro de cervicalgia, quando na realidade é um quadro de cervicobraquialgia. Nestes casos a infiltração das facetas cervicais pode ter um papel importante no diagnóstico diferencial e deve sempre ser realizada, tendo um papel importante também no tratamento da dor.


A cervicalgia pura em geral não deve ser operada, a menos que haja uma deformidade associada.


Quadro clínicos de doença cervical sempre devem ser avaliados em consulta por todas as especificidades que têm e é importante não realizar um juízo prévio do próprio quadro sem consultar a impressão clínica do especialista em coluna.


Leia mais:



Hérnia de disco Cervical




Exercícios Para Hérnia De Disco



Mielopatia cervical e hérnia de disco: Entenda as diferenças!



Dor de Origem Discogênica




Dr. Eloy Rusafa Neto

Médico neurocirurgião


>> Agende sua consulta online!

23 visualizações

Horário de Atendimento:

De Segunda a Sexta-feira

das 08:30 às 17:30hs

(11) 3051 2543

(11) 94120-6103

Localização:

R. Desembargador Eliseu Guilherme, 200

Cj. 601/603 - Edifício Paese Salsano - Paraíso - São Paulo  SP - CEP: 04004-030

Dr. Eloy Rusafa -  Todos os direitos reservados. © 2016