top of page
  • Foto do escritorDr. Eloy Rusafa

Cefaleia Cervicogênica

Atualizado: 17 de ago. de 2020



A cefaleia cervicogênica é aquela que ocorre por contratura da musculatura do pescoço que se insere na cabeça.


Um músculo pode ficar com reação de contração exacerbada por diversas causa e na região do pescoço, o estresse do dia-a-dia, falta ou excesso de exercícios físicos e doenças da coluna cervical ou transição do crânio com a cervical podem ser as causas da cefaleia cervicogênica.



Leia também:



A investigação dessa região deve ser realizada tanto com ressonância da coluna cervical, quanto com ressonância do encéfalo e tomografia da coluna cervical.

Como a tomografia vê melhor o osso, processos de artrose ou fechamento/pinçamento da saída dos nervos são melhores identificados neste exame.


O pinçamento de um nervo que sai da região da coluna pode causar tanto uma dor no pescoço que vai para o braço, quanto uma dor no pescoço que sobe para a cabeça ou vai para região entre as escápulas.


O alívio destas dores pode ser realizado com várias técnicas de tratamento como massagem, fisioterapia, acupuntura, uso de medicações (que deve ser orientado pelo médico), infiltração das articulações da coluna ou, em alguns casos, com cirurgia de descompressão da medula e/ou dos nervos.


Quem deve orientar a investigação e tratamento é o médico especialista em coluna.

Veja também:








Dr. Eloy Rusafa Neto

Médico neurocirurgião


78 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page