O que é um aneurisma cerebral?

Mulheres de 30 a 60 anos de idade estão em maior risco de um aneurisma cerebral, enquanto os homens com mais de 65 estão em maior risco de um aneurisma da aorta.

Um aneurisma é um abaulamento em uma artéria.

Os aneurismas ocorrem mais comumente nas artérias do cérebro ou na maior artéria do corpo, a aorta.

Um aneurisma aórtico pode estar no peito (um aneurisma aórtico torácico ou TAA) ou no abdômen (um aneurisma da aorta abdominal ou AAA).

A maioria das pessoas com um aneurisma nem sequer sabem que têm um. No entanto, se o aneurisma crescer suficientemente, a parede da artéria pode tornar-se tão fina que o sangue começa a vazar para a parede do vaso sanguíneo (chamada dissecção) ou para os tecidos vizinhos ou partes do corpo.

Um aneurisma pode tornar-se tão fraco que eventualmente irrompe. Se um aneurisma cerebral escapa ou se rompe, as áreas do cérebro podem não ter circulação sanguínea suficiente.

Quando o cérebro é privado de sangue (e, portanto, oxigênio), um acidente vascular cerebral pode acontecer. Em outros casos, uma acumulação de sangue de um aneurisma pode pressionar outras áreas do cérebro, causando danos cerebrais.

Quando um aneurisma aórtico escapa ou se rompe, pode ocorrer hemorragia. Esta é uma emergência médica que requer atenção imediata.

Quem tem aneurismas?

Cerca de 27.000 pessoas por ano têm um acidente vascular cerebral causado por um aneurisma cerebral rompido, e cerca de 14.000 pessoas morrem a cada ano de aneurismas da aorta - 75 por cento deles de AAA.

As mulheres entre os 30 e os 60 anos estão mais em risco de aneurismas cerebrais, e os homens com mais de 65 anos estão mais em risco de aneurismas da aorta.

Outros grupos que têm um alto risco de desenvolver um aneurisma incluem pessoas que:

• Fumam

• Tem história familiar de aneurisma

• Tem pressão arterial elevada

• Tem aterosclerose (bloqueado e debilitado vasos sanguíneos)

• Tem síndrome de Marfan (um distúrbio do tecido conjuntivo)

• Tem sífilis não tratada

• Tem infecções

• Tem lesões

Sinais de um aneurisma

Às vezes, um aneurisma muito grande pode exercer pressão sobre nervos ou tecidos vizinhos, causando dor, dormência ou outra disfunção. No entanto, a maioria dos aneurismas não causa sintomas a não ser que comecem a sangrar ou rompam.

Os sintomas de um aneurisma de dissecção ou hemorragia dependem da localização do aneurisma.

Os sintomas podem incluir dor intensa (como dor de cabeça intensa, palpitação ou dor aguda no abdômen, no peito e / ou nas costas), sudorese, náuseas, vômitos e perda de consciência.

Diagnóstico de aneurismas

Muitos aneurismas são diagnosticados incidentalmente quando um paciente é submetido a um exame por outro motivo.

Os exames para confirmar um diagnóstico de aneurisma podem incluir raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e estudos de corantes para visualizar as artérias.

Tratamento de aneurismas

Aneurismas menores podem não precisar de tratamento, apenas monitoramento regular para garantir que não estão crescendo.

Algumas pessoas podem ser tratadas com medicamentos que reduzem a pressão arterial e relaxam as artérias, diminuindo a chance de o aneurisma irromper.

Um aneurisma cerebral pode ser tratado deslizando uma pequena bobina ou clipe na área do aneurisma, para evitar que o sangue alcance e amplie.

Aneurismas aórticos maiores ou aqueles que já começaram a sangrar na parede da artéria podem precisar ser tratados com cirurgia.

A cirurgia pode ser realizada através de uma incisão aberta ou por instrumentos deslizantes através dos vasos sanguíneos em direção ao aneurisma.