top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

Dor na articulação Sacro-Ilíaca


Dor na articulação Sacro-Ilíaca

A articulação sacro-ilíaca está localizada entre o sacro e o osso da bacia, e faz parte do anel que forma a pelve, sendo responsável por conferir estabilidade e suporte para a porção superior do corpo. Ela tem movimentos limitados, de 3 a 6 graus, porém este suporte influencia a movimentação da coluna lombar alta.

Ela é inervada sensitivamente por ramos posteriores que vem da coluna (L5, S1, S2, S3, Ramos Sacrais e 5° Ramos Lombar). Os ligamentos, a tensão, a hipertensão, hipermobilidade ou hipomobilidade, alterações mecânicas nas articulações, dor muscular ou disfunção da cadeia de movimento, podem causar inflamação nesta articulação.

Além disso, fatores de fora da articulação, como Osteoartrite, Entesite ou Espondilite Anquilosante, podem ser também causa de dor (esta causa reumatológica deve ser considerada como Inflamação Articular Bilateral).

Como característica, esta dor piora na posição sentada ou quando o paciente muda de posição e frequentemente ela está associada a dor facetaria.

Tratamento

Seu tratamento, como na dor facetaria, pode ser realizado com Infiltração e Rizotoma e, em casos mais graves, Artrodese da Articulação Sacro-Ilíaca.

Saiba mais sobre as origens da dor

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​​​​​​​

592 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page