top of page
  • Dr. Eloy Rusafa

O Que É Hernia De Disco


O Que É Hernia De Disco

A coluna só é móvel porque entre as vértebras que a compõe, ela apresenta discos na parte da frente e articulações que conectam as vértebras na parte de trás. A presença de lordose na coluna lombar, ou seja, a concavidade voltada para trás, foi o que permitiu o ser humano ser o único animal bípede na face da terra.

Entretanto, tal postura imprimiu carga na região mais inferior da coluna, o que contribuiu para o aparecimento das hérnias de disco. Por outro lado, outra região da coluna que também apresenta posição lordótica, a cervical, também é local frequentemente acometido por hérnia, apesar de suportar apenas o peso da cabeça.

Portanto, outros fatores são envolvidos no aparecimento da hérnia como genética, tabagismo, obesidade, dentre outras.

Leita também sobre: Cigarro, o vilão da coluna.

Mas afinal, o que é Hérnia de Disco?

Para saber bem o que é você deve conhecer um pouco da estrutura do disco. Ele é composto um ânulo ou cinta em contato com toda parte mais externa que circunda um núcleo pulposo que tem a consistência de uma gelatina.

Quando este ânulo rompe, parte das suas fibras, o núcleo gelatinoso, é expulso do centro em direção das raízes nervosas que passam atrás e, comprimindo as raízes causam tanto dor nas costas como nos membros inferiores ou superiores, para o qual, vão para essas raízes.

Sintomas

A saída do núcleo em direção as raízes também causam inflamação importante que aumenta o quadro de dor. Se a rotura do ânulo não é suficiente para permitir a saída do núcleo, esta pode causar apenas uma protrusão com dor apenas nas costas, desencadeada pela rotura do ânulo (doença degenerativa do disco), apesar isso, nem sempre essa protrusão causa dor nas costas.

Na coluna cervical (pescoço), a compressão da raíz nervosa pelo disco gerador nos membros superiores do lado da raíz comprimida. Este disco que comprime a raiz nervosa também pode gerar dificuldade motora, pois é a raíz que permite o controle dos movimentos dos músculos.

Dr. Eloy Rusafa Neurocirurgião Especialista em Coluna Instituto Neurospine Telefones: (11) 3051-2543 e (11) 97607-9728 Site: www.dreloyrusafa.com​​​​

Atendimento de todos os planos de saúde por reembolso. Agende uma Consulta.

348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page